Como atribuir a autoria a quem, de fato, escreveu a pesquisa que estamos utilizando em nosso texto.
Está tipificado no artigo 184 do Código Penal o crime de plágio, que, nada mais é, do que violar os direitos de autoria de alguém. Em termos mais simples e do nosso cotidiano, pode ser considerada plágio a prática de copiar e colar trechos de trabalhos de outras pessoas em nossos trabalhos. Ao fazer uma pesquisa para a escola ou faculdade, se você escolhe copiar trechos inteiros de alguma outra pessoa e não citar devidamente a autoria dessa pessoa, você está plagiando sua propriedade intelectual. No Brasil, isso é considerado um crime, passível de detenção ou multa.
Por isso, para evitar qualquer tipo de problema de interferências nos direitos do outro, precisamos saber fazer citações direitinho.
Digamos que estou escrevendo um texto sobre o gênero literário conto e preciso inserir o pensamento da professora Luiza de Maria, presente em seu livro “O que é conto?” da Editora Brasiliense. No final do meu trabalho, usarei a referência completa que já aprendemos a fazer:
MARIA, Luzia de. O que é conto? São Paulo: Editora Brasiliense, 2004.
Mas, ao longo do texto, não preciso usar a informação completa, pois ocuparia muito espaço e prejudicaria a leitura. Assim, vou optar entre duas possibilidades:
É importante perceber que o conto é um gênero que pode modificar-se ao longo do tempo, pois, como afirma Maria (2004, p.96), “mudam-se as maneiras do contar, alteram-se as funções do contar, inventam-se novas formas do contar, mas persiste, irrevogável, o fascínio de CONTAR.”
É importante perceber que o conto é um gênero que pode modificar-se ao longo do tempo, pois “mudam-se as maneiras do contar, alteram-se as funções do contar, inventam-se novas formas do contar, mas persiste, irrevogável, o fascínio de CONTAR” (MARIA, 2004, p.96).
Normalmente adota-se o seguinte padrão: citações diretas que contenham até 3 linhas são feitas seguindo o texto normalmente, apenas entre aspas.
Caso a citação exceda 3 linhas, você deve separá-la do restante do parágrafo, usando um recuo de 4 cm em relação à margem esquerda do documento, deixar a fonte menor (se estiver em Arial, 12, passar para Arial, 11), e usar o espaçamento simples entre as linhas.