Vamos, juntos, lidar com escrita científica passo a passo, sem dor e sem sofrimento. Cada tópico abaixo apresenta uma parte específica do texto científico, você só precisa clicar. Em seu texto final, siga a ordem em que essas partes se apresentam.
Partindo do princípio de que, na universidade, estamos em constante contato com pesquisas científicas das mais diversas áreas, é normal que haja uma espécie de padronização do gênero de escrita, para que você, independente de que área seguir, consiga transitar entre as mais diversas pesquisas que existem por aí. Assim, faz sentido tratarmos a pesquisa acadêmica dentro de um gênero textual com determinadas características básicas.
Atenção para a padronização da fonte: Arial, 12 (ou Times New Roman, 11) com espaçamento entre linhas de 1,5.
Referências bibliográficas:
GUIMARÃES, José Augusto Chaves. O resumo como instrumento para a divulgação e a pesquisa científica. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 11, n. 1, p. 3-16, 2005. Disponível em: <https://goo.gl/ZD4xZ4>. Acesso em: 02/10/2017.
AMADEU, Maria Simone Utida dos Santos. Manual de normalização de documentos científicos de acordo com as normas da ABNT. Curitiba: Ed. UFPR, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/cW4yU6>. Acesso em: 03/10/2017.