Sempre que possível e relevante, busco conciliar o uso de tecnologias da informação e da comunicação com minha prática em sala de aula. Para isso, faço um trabalho de curadoria e conexão com meu material didático autoral, levando em consideração o contexto de meus estudantes. Além disso, quando desenho uma prática educacional, procuro trabalhar com metodologias ativas, visando consolidar o estudante como centro do processo educativo.
Aqui eu mostro alguns dos materiais que desenvolvi para minhas aulas.
Trabalho com sala de aula invertida para enfatizar a prática dos estudantes em exercícios e atividades avaliativas. As sequências didáticas pensadas dentro dessa metodologia contam com warm up, teorização via vídeo e texto para ser acompanhada em casa, e muitos exercícios práticos.
Durante um trimestre, desenvolvi um itinerário formativo centrado em quadrinho. Os grupos de estudantes trabalhavam ativamente a cada encontro, buscando resolver um problema estabelecido. A partir do feedback a suas resoluções, os estudantes recebiam emblemas em forma de adesivos temáticos que, além de ser o sistema avaliativo do itinerário, também era exposto junto com o de todos os outros estudantes da série, em uma espécie de pódio.
Levando em consideração os diversos estilos de aprendizagem dos estudantes, busco variar a linguagem dos meus materiais didáticos. Quando o assunto é mais complexo, busco combinar linguagens em uma mesma sequência didática. Trabalho com podcasts, videocasts, videoaulas, material impresso, apresentações em slides, curadoria, sites, etc.