Responda rápido: o que você pretende com a sua pesquisa?
É difícil fazermos alguma coisa em nossa vida sem termos um objetivo. É mais do que natural, portanto, que, ao fazer uma pesquisa, pretendamos alcançar algo com ela. Conseguir algo. Imagine os objetivos do seu trabalho como um alvo no qual você mira sua pesquisa.
O objetivo geral é o centro do alvo, a ideia que resume sua pesquisa. Nesse item, também é importante delimitar o alcance da pesquisa de forma clara. Lembre: quanto mais objetivo e claro for seu projeto, mais fácil será para ele ser compreendido.
Já, os objetivos específicos de um projeto são uma forma de detalhar pontualmente e mais aprofundadamente o objetivo geral. Uma boa forma de compreender esse tópico é pensar que os objetivos específicos são espécies de passos para se chegar ao objetivo geral.
Vamos imaginar uma possibilidade aqui:
Digamos que temos um grupo interessado em estudar os parques da cidade. Ora, dizer isso é cair em generalidades, pois são vários os temas que podem ser investigados quando falamos de parques em Curitiba. Então, precisamos definir que finalidade temos com nossa pesquisa. Dentro dessa grande área, podemos escolher, por exemplo, focar nossa pesquisa em ocupação do espaço urbano dos parques de Curitiba por adolescentes. Pronto. A partir do momento que determinamos o tema do projeto, podemos nos concentrar em encontrar objetivos:
Uma vez definido o objetivo central, podemos passar a verificar o que será necessário para alcançá-lo de maneira satisfatória. Aí entram os objetivos específicos.
Verificar a estrutura física dos parques da região central de Curitiba;
Pesquisar a frequência de adolescentes nesses parques;
Traçar um perfil sócio-cultural dos jovens que frequentam os parques da região central de Curitiba;
Elencar as atividades mais frequentes realizadas por esses adolescentes;
Entrevistar uma amostragem desse público sobre a ocupação de ambientes urbanos.
Esses são alguns exemplos de objetivos bastante específicos que podem ajudar a entendermos o nosso tema de maneira aprofundada. Simples assim.
Nessa parte do projeto, é recomendável o uso de tópicos e também vale a pena investir no uso de verbos no infinitivo. Assim, você consegue garantir a clareza e a objetividade desse trecho.